Sistema de ar condicionado central para academias: veja cuidados
Além de proporcionar melhor conforto térmico, o ar condicionado desempenha um papel importante em academias por diversos motivos. Em primeiro lugar, a qualidade do ar fica melhor porque o filtro do aparelho ajuda a remover poeiras e outras partículas suspensas. E, além disso, ainda faz o controle de umidade que, por sua vez, além de evitar sensação de “abafado”, ainda previne o crescimento de mofo e bactérias. Dessa forma, se você tem uma academia precisa pensar em como fazer a instalação, cuidados e manutenção do sistema de ar condicionado central. Pensando nisso, a SM Clima preparou esse artigo com algumas dicas. Confira!
Confira 4 cuidados com sistema de ar condicionado central
1 – Limpeza regular dos filtros
Para garantir o bom funcionamento e prolongar a vida útil de todo sistema de ar condicionado central, é necessário adotar alguns cuidados específicos e o primeiro deles é limpar os filtros. Eles são responsáveis por capturar poeira, sujeira e outras partículas presentes no ar. Dessa forma, ao realizar a limpeza (ou substituição, caso seja necessário) ajuda a manter a qualidade do ar e a eficiência do sistema.
2 – Limpeza das serpentinas
Sejam elas de cobre ou de alumínio, as serpentinas do evaporador e do condensador são responsáveis pela troca de calor no sistema. Com o tempo, elas podem acumular sujeira e se tornar menos eficientes. Assim, é recomendado realizar a limpeza periodicamente (pelo menos uma vez ao ano) para remover a sujeira e melhorar o desempenho do sistema. Além disso, se verificar que há corrosão ou alguma outra falha, é preciso fazer a substituição para evitar danos maiores.
3 – Verificação dos componentes
Seguindo a mesma lógica da serpentina, de tempos em tempos, é importante verificar os componentes do sistema de ar condicionado central. Alguns itens como ventiladores e dutos precisam estar sempre limpos e em bom estado de funcionamento. Se houver acúmulo de sujeira ou obstrução, isso pode, além de reduzir a eficiência do sistema, aumentar o consumo de energia e, consequentemente, sua conta de luz.
Outra dica importante é ficar de olho no refrigerante (fluido que absorve o calor de uma substância para, assim, resfriá-la). O nível e a pressão do refrigerante devem ser verificados regularmente para garantir que estejam adequados. Níveis baixos podem indicar vazamento. Níveis altos podem sobrecarregar o sistema.
4 – Inspeção dos dutos
Por fim, a última dica, mas não menos importante para cuidar do sistema de ar condicionado central é ter atenção com os dutos de calor. Já esteve em uma academia que estava muito quente em um local e ao dar uns passos para o lado ficou muito frio? Isso acontece, entre outras causas, por causa de falhas nos dutos. Como eles são responsáveis por distribuir o ar condicionado pelo ambiente, qualquer obstrução pode prejudicar o resultado. Alguns problemas comuns nos canos são vazamentos e rompimentos que podem levar a perda de eficiência.
Lembrando que além dos cuidados mencionados acima, é recomendado agendar manutenções preventivas regulares com profissionais qualificados. Esse profissional poderá fazer uma avaliação completa do sistema de ar condicionado central e corrigir problemas antes que se tornem mais sérios, além de realizar ajustes e otimizações para garantir o desempenho ideal do sistema.
Já conhece a SM Clima?
Agora que você sabe a importância de manter o ar-condicionado com a manutenção em dia e como cuidar melhor do sistema de ar condicionado central da sua academia, conte com a SM Clima.
Nossa empresa é especialista em ar condicionado no RJ . Contamos com uma equipe qualificada para te ajudar a escolher o melhor modelo para a necessidade do seu ambiente e instalar o aparelho, bem como elaborar projetos de ar-condicionado. Garantimos agilidade e segurança. Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento.